Oitavo presidente da primeira republica.
Quem foi Hermes da Fonseca
Foi o oitavo presidente da República do Brasil ao lado de seu vice Venceslau Brás, sendo sobrinho do primeiro presidente da República no Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, de forma que participou da Proclamação da República, em 1889, na função de Comandante do 2º Regimento de Artilharia Montada.
![]() |
Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca - um dos presidentes de maior consorte na história republicana. |
Hermes Rodrigues da Fonseca foi um militar e político brasileiro que serviu como presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Ele também foi ministro da Guerra e presidente do Estado do Rio de Janeiro. Durante seu mandato como presidente, ele lutou pela modernização e desenvolvimento econômico do país, bem como pela melhoria das condições de vida dos brasileiros. Além disso, ele também liderou uma série de reformas militares e administrativas no país. |
Já nos primeiros instantes de seu governo, enfrentou a revolta da chibata de 1910 e a guerra do contestado de 1912 a 1916.
![]() |
Revolta da chibata. Da esquerda para a direita, o terceiro e o João Candido - almirante negro - líder da revolta |
A guerra do contestado estourou no sul do país liderada pelo monge José Maria.esta ocorreu nas fronteiras entre Paraná e santa Catarina e basicamente era a disputa entre esses dois territórios .
![]() |
Guerra do contestado. |
motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil
![]() |
Monge José Maria |
No Ceará, desencadeou-se uma revolta na região do Cariri, insuflada pelo Padre Cícero, em 1913, na defesa da área de influência do deputado Pinheiro Machado e da família Acioly, opondo-se ao governo de Franco Rabelo.
![]() |
Padre Cícero - o combustível para a revolta do cariri |
Durante o mandato de Hermes da Fonseca como presidente do Brasil, ele implementou algumas medidas sociais para melhorar as condições de vida dos brasileiros. Porém sem sucesso.
eleito como um candidato da Aliança Liberal, uma coalizão de partidos políticos formada para combater o antigo sistema político do país, conhecido como "Café com Leite". Mesmo sendo nesse período justo que ocorre a pacificação entre minas e são Paulo e a plena retomada dessa política limistista e favorita.
Durante seu mandato, Hermes da Fonseca lutou pela modernização e desenvolvimento econômico do país, com ênfase no setor agrícola e industrial sem efeito quantitativo. Ele também intentou implantar medidas para melhorar as condições de vida e saúde dos brasileiros, incluindo a criação de projetos para a melhoria das condições de vida e saúde dos trabalhadores rurais, e implementação de medidas para melhorar a saúde pública.
Além disso, ele liderou uma série de reformas militares e administrativas,
Em geral, o governo de Hermes da Fonseca foi marcado por poucos esforços para modernizar e desenvolver o país, melhorar as condições de vida e saúde dos brasileiros, e fortalecer a posição do Brasil no cenário internacional.
Mas sem retornos positivos.
Em 08 de outubro de 1913 foi decretado estado de sítio na região federal e em dezembro do mesmo ano no Ceará. Decretos aplicados na tentativa de controlar a imensa onda de greves operárias que tomavam conta do pais.
Essa hecatombe que acometeu o estado republicano deu-st política salvacionista levou a deportacoes de inúmeros sindicalistas ( opositores do governo) em 16 de março de 1913 em cumprimento a lei que sancionada tratava de deportar todos os imigrantes que estivessem envolvidos em greves e movimentos de oposicao.
Necessário acrescer que, no período em que Hermes da Fonseca foi presidente, adotou se a chamada política da salvacao ou política salvacionista,que consistia na deposição de todo e qualquer político que se opusesse ao governo Hermes da Fonseca. Reposições essas que surtiram o efeito desejado principalmente em Pernambuco, Alagoas e Bahia. Tal modelo se opunha ao modelo civilista de Rui Barbosa assim como dava creditos a intervenção militar nos estados. Indo de encontro com os moldes republicanos. Isso causou desgaste e crise política nacional
Trocando em miúdos, podemos concluir que nesse período da republica não se fez mais a não ser fortalecer a política café com leite, o militarismo enrustido, a intervenção militar em estados e a aplicação de uma política que trazia clara e vivamente o poder dos marechais de volta. Era isso que são Paulo não queria quando trouxe Rui Barbosa ao pleito com uma política de grandes massas e contato com o povo.
Busque-se alguns poucos feitos positivos do governo Hermes da Fonseca sem muitas honras a esse dito.
Coube também a esse governo tratar da revolta da chibata. Alegando que dali em diante seria concedida a anistia aos marinheiros e encerramento da doutrina de castigos. Cabe salientar que nada foi cumprido e os marinheiros envolvidos na revolta terminaram sendo novamente e brutalmente castigados.
Moral da história: um sucessor que tinha espelhos democráticos gritantes em Nilo Peçanha mas que em nada cumpriu o seguimento de seus feitos. Vale lembrar que o Nilo era meio que padrinho deste pleito. Marechal Hermes da Fonseca foi nada mais que um ressuscitador da política café com leite e do militarismo no país impondo severas intervenções nos estados e reportando aqueles que se opunham ao militarismo rígido ocultado na falsa ideia de republica.
um governo marcado por diversas greves trabalhistas, revoltas, protestos e descontentamento da classe operária da época.
Hermes passou seus últimos anos entretido na pequena oficina de artesanato que montou em sua casa e faleceu por conta de uma síncope cardíaca no dia 9 de setembro de 1923.
Comentários
Postar um comentário